Economia

Mantega fala que PIB cresce "mais que 2,5% este ano"

Ministro da Fazenda afirmou que os juros no país estão caindo com aumento da oferta de crédito, o que gera estímulo ao Produto Interno Bruto

Guido Mantega fala de investimento no lançamento do PAC Equipamento (Ueslei Marcelino/Reuters)

Guido Mantega fala de investimento no lançamento do PAC Equipamento (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2012 às 14h09.

Brasília - A economia irá crescer mais que 2,5% este ano, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacando que os juros no país estão caindo com aumento da oferta de crédito, o que gera estímulo ao Produto Interno Bruto (PIB). O nível mais baixo de desemprego também estimula as atividades. "Estamos criando mais empregos do que a População Economicamente Ativa. É uma situação excepcional", afirmou, após solenidade nesta terça-feira no Palácio do Planalto para apresentação de medidas para impulsionar a economia.

O ministro lembrou do aumento da massa salarial que, segundo ele, está em torno de 5% e incentiva a demanda, além de preservar o mercado doméstico. Mantega disse que "o PIB já está crescendo e crescerá mais no segundo semestre do que no primeiro".

Para Mantega, é um equívoco achar que a economia brasileira está em patamar baixo. "Não é possível que a economia estivesse paralisada tendo um emprego tão elevado como temos." O setor de serviços está indo muito bem, continuou o ministro, frisando que o país tem uma demanda por emprego menor do que a oferta. "Então, com o mercado em expansão, os juros em queda, com o câmbio favorável e as medidas de estímulo que o governo está tomando e vai continuar tomando, nós podemos garantir que o PIB já está crescendo."

Sobre o programa de compras governamentais de equipamentos, anunciado mais cedo, Mantega afirmou que os R$ 8,4 bilhões previstos estimularão os investimentos em toda a economia. Ele comentou que a ação atende à necessidade do governo e ao mesmo tempo equipa escolas, hospitais e o setor de defesa. "Assim, mata dois coelhos com uma cajadada só", declarou, acrescentando que a lei eleitoral será respeitada na liberação de recursos nos contratos assinados com os municípios.

Linha branca

Mantega informou que "hoje" não tem novidades sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca. Ele informou que haverá uma reunião com o setor na sexta-feira. O benefício está previsto para terminar no sábado.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilGoverno DilmaIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBPAC – Programa de Aceleração do CrescimentoGuido Mantega

Mais de Economia

Maior fábrica de ônibus elétricos do Brasil, na Via Anchieta, vai dobrar de tamanho

Jato executivo mais rápido do mundo de US$ 85 milhões será exibido em SP

Governo altera projeção de alta do IPCA em 2026 de 3,7% para 4,5%

IBC-Br: prévia do PIB cai 0,7% em março de 2026