Economia

Mantega diz que turbulência é corriqueira e pede ousadia a empresários

O ministro afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar a instabilidade no mercado de crédito americano

Ministro Guido Mantega (--- [])

Ministro Guido Mantega (--- [])

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta terça-feira que a crise no mercado de crédito imobiliário nos Estados Unidos gera apenas um "turbulência corriqueira" e lembrou que o Brasil tem 160 bilhões de dólares em reservas internacionais para superar sem problemas esse momento de instabilidade.

'Um ano atrás, as reservas estavam em 60 bilhões dólares. Hoje são 160 bilhões de dólares, que nos permitem atravessar turbulências corriqueiras, como essa do mercado imobiliário americano", disse o ministro durante o discurso de encerramento da premiação de MELHORES E MAIORES da revista EXAME, em São Paulo.

Ele admitiu que ao assumir o cargo "talvez não tenha inspirado muita confiança" ao afirmar que o Brasil alcançaria o crescimento sustentado. "Afinal, ministros da Fazenda geralmente são bastante otismistas. Mas eu estava certo. Está provado que o Brasil pode crescer 5% ao ano, mais do que a inflação".

O ministro rebateu críticas constantes ao governo em relação à falta de infra-estrutura do país - devido à crise nos aeroportos e à possibilidade de racionamento de energia nos próximos anos.

"A aceleração do crescimento trouxe exigências que antes não tínhamos. Leva um certo tempo para azeitar a máquina pública a essa maior quantidade de projetos", disse ele.

Para uma platéia que reunia os maiores empresários do país, Mantega disse que o governo "está arrecadando mais" não por aumentos de carga tributária mas devido à expansão do nível de emprego e do lucro das empresas. "É lógico que a Receita Federal vai receber um bom pedaço desse lucro e o devolverá à sociedade", disse ele a uma platéia que respondeu com gritos de desconfiança.

"Vejo aqui boa parte do PIB do país e posso dizer que o espírito animal do empresário brasileiro já despertou. É hora da ousadia e da coragem que vão nos abrir as portas do desenvolvimento", finalizou o ministro.

Veja a cobertura completa da premiação de Melhores e Maiores 2007. Clique aqui

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Congelamento de R$ 15 bi no Orçamento será oficializado nesta segunda

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Mais na Exame