Presidente da China Hankiing Group disse que cerca de um terço das mineradoras da China interrompeu a produção em janeiro e que a produção atual está em cerca de 70% da capacidade total (Anglo American/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 08h37.
Pequim - Cerca de um terço das minas de minério de ferro da China interromperam a produção, patamar que pode subir para até 45 por cento até o fim deste ano se o preço da matéria-prima de siderúrgicas ficar abaixo de 70 dólares a tonelada, disse um executivo local do setor de mineração nesta quinta-feira.
"Acho que vai ficar pior e pior", disse Pan Guocheng, presidente da China Hankiing Group, durante um evento do setor em Pequim.
Pan disse que cerca de um terço das mineradoras da China interrompeu a produção em janeiro e que a produção atual está em cerca de 70 por cento da capacidade total.
Segundo o Morgan Stanley, 52 milhões de toneladas da produção chinesa foram eliminadas no ano passado, levando a produção total do país no ano passado para cerca de 345 milhões de toneladas.
A Associação de Ferro e Aço da China disse que a oferta de minério de ferro chinesa deve cair em 70 milhões de toneladas neste ano e as importações avançarem 7,1 por cento para atingir 1 bilhão de toneladas pela primeira vez.
Uma estratégia controversa das gigantes da mineração Vale , BHP Billiton e Rio Tinto para saturar o mercado chinês com minério importando e pressionar mineradoras locais derrubou os preços em mais da metade no ano passado.