Economia

IGP-M tem alta de 0,20% em setembro, diz FGV

Índice é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis


	Consumo: Índice de Preços ao Consumidor acelerou a alta para 0,42%, ante variação de 0,02% em agosto
 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

Consumo: Índice de Preços ao Consumidor acelerou a alta para 0,42%, ante variação de 0,02% em agosto (Patrick T. Fallon/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 08h43.

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,20 por cento em setembro, contra queda de 0,27 por cento em agosto, com avanço dos preços no atacado e aceleração da alta no varejo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,33 por cento do indicador em setembro. Na segunda prévia de setembro, o indicador havia avançado 0,31 por cento.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, subiu 0,13 por cento em setembro, contra queda de 0,45 por cento no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, acelerou a alta para 0,42 por cento, frente à variação positiva de 0,02 por cento em agosto.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, avançou 0,16 por cento, após alta de 0,19 por cento.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Acompanhe tudo sobre:AtacadoComércioEmpresasEstatísticasFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-MIndicadores econômicosInflaçãoPreçosVarejo

Mais de Economia

Decreto de Lula muda sistema de metas para inflação e cria Relatório de Política Monetária

Plano Real, 30 anos: Elena Landau e como a inflação pode derrubar um governo

Decreto presidencial com meta de inflação contínua de 3% deve ser publicado nesta quarta

Taxar 3 mil bilionários iria gerar US$ 250 bilhões por ano, diz estudo do G20

Mais na Exame