Economia

Lula venceria no primeiro turno, diz pesquisa CNI/Ibope

Pesquisa de opinião mostra que presidente teria 48% dos votos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h36.

Caso as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, venceria no primeiro turno, com 48% dos votos. Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o candidato Geraldo Alckmin, do PSDB, ficaria com 19%.

O desempenho de Lula na simulação de intenção de voto estimulada melhorou com a saída de Anthony Garotinho da disputa eleitoral. Em março, Lula tinha 43% das intenções de voto. O presidente também é o candidato com menor índice de rejeição. Entre os entrevistados, 28% disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum. Em relação a Alckmin, esse percentual é de 34%.

Cresce avaliação positiva do governo Lula

A confiança da população no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem aumentando. Segundo a pesquisa CNI/Ibope, o número de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom chega a 44%. Em março, esse percentual era de 38%. Com o resultado, o índice de avaliação positiva se aproxima do alcançado no início do governo, antes das denúncias de corrupção. Em junho de 2003, a avaliação positiva era de 43%.

A pesquisa foi realizada de 5 a 7 de junho e envolveu 2.002 entrevistas em 143 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%. Entre os entrevistados, 19% consideram o governo ruim ou péssimo, índice inferior ao registrado em março (22%). O percentual de pessoas que aprovam a maneira como Lula governa subiu de 55% em março para 60% neste mês. A confiança no presidente aumentou de 53% para 56%.

De acordo com relatório da CNI, o único segmento pesquisado em que a avaliação positiva do governo não cresceu foi o da faixa da população que recebe mais de 10 salários mínimos por mês.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

São Paulo cria meio milhão de empregos formais em um ano, alta de 3,6%

EUA divulga payroll de agosto nesta sexta — e que pode ser crucial para o Fed

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Mais na Exame