Economia

Lula se reúne hoje com equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano

Relatório do Tesouro Nacional que avalia necessidade de segurar gastos será publicado na próxima segunda

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de julho de 2024 às 06h46.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta quinta-feira, 18, com membros da sua equipe econômica para discutir bloqueios no Orçamento deste ano para equilibrar as contas públicas e cumprir a meta fiscal.

A reunião da chamada Junta de Execução Orçamentária (JEO) está marcada para às 15h30. Participarão do encontro os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda,Fernando Haddad; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Mais cedo, pela manhã, Lula ainda terá reuniões com Costa, Haddad, Dweck, os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da Previdência Social, Carlos Lupi;o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues; e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.

Nesta semana, Haddad afirmou que possivelmente haverá bloqueio e contingenciamento no Orçamento deste ano. O relatório que indica a necessidade de bloqueio será publicado na próxima segunda-feira.

Lula sanciona com vetos Lei Orçamentária de 2024 que estabelece meta de déficit primário zero

É um documento bimestral que avalia o comportamento das receitas e das despesas. O mercado aguarda ansioso esse número pois considera que ele vai sinalizar a credibilidade fiscal do governo.

"Passado os 2,5% (do teto de crescimento real da despesa no arcabouço fiscal), tem que haver contrapartida de bloqueio, e contingenciamento no caso de receita (abaixo do esperado)",  disse o ministro.

Diferença entre contingenciamento e bloqueio

Há uma diferença técnica entre “bloqueio” e “contingenciamento”. O primeiro ocorre quando há um crescimento de despesas obrigatórias, como a Previdência, e é preciso controlar gastos não obrigatórios — isso é necessário para não estourar o limite de gastos previsto no arcabouço fiscal.

O contingenciamento acontece quando há frustração de receitas e é necessário segurar gastos para cumprir a meta fiscal. Neste ano, a meta é de déficit zero.

 

Acompanhe tudo sobre:Orçamento federalLuiz Inácio Lula da SilvaFernando Haddad

Mais de Economia

Média de preços dos presentes de Natal está abaixo da inflação em SP

Câmara revoga novo seguro DPVAT e limita bloqueio de emendas

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Câmara conclui votação do primeiro projeto do pacote de corte de gastos; texto vai ao Senado