Economia

Lula pede pressão a Campos Neto em encontro com governadores para taxa básica de juro

Presidente também avaliou que uma das propriedades de bancos públicos como BNDES e Caixa Econômica Federal deve ser a garantia de empréstimos para estados e municípios

Pedido aconteceu em cerimônia sobre o financiamento dos bancos públicos para investimentos nos estados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Pedido aconteceu em cerimônia sobre o financiamento dos bancos públicos para investimentos nos estados (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 15h08.

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 às 15h17.

Em encontro com governadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira um movimento de pressão ao chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, para a aceleração da queda da taxa básica de juro, que está em 12,25%.

"Nós temos de mexer com o coração do presidente do Banco Central, ‘reduz um pouco o juro, que as pessoas estão querendo tomar dinheiro emprestado’. Os governadores podem ajudar, fazer pressão", disse, em cerimônia sobre o financiamento dos Bancos Públicos para investimentos nos estados.

No evento, o presidente também avaliou que uma das propriedades de bancos públicos como BNDES e Caixa Econômica Federal deve ser a garantia de empréstimos para estados e municípios, e patrocinar investimentos nos entes federativos.

Acompanhe tudo sobre:Roberto Campos NetoLuiz Inácio Lula da SilvaBanco Central

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor