Economia

Letônia aprova lei que permite adoção do euro em 2014

A aprovação era o último obstáculo legal antes de a Letônia solicitar formalmente a entrada na União Europeia


	Pesquisas recentes sugerem que a maioria dos letões é contra a adoção do euro em meio à crise da dívida que tem afligido o bloco
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Pesquisas recentes sugerem que a maioria dos letões é contra a adoção do euro em meio à crise da dívida que tem afligido o bloco (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Riga - Parlamentares da Letônia aprovaram hoje uma lei necessária para a adoção do euro em janeiro de 2014, apesar do país possuir uma ampla oposição contra a participação no conturbado sistema de moeda única.

A lei representa o último obstáculo legal antes de a Letônia solicitar formalmente a entrada na União Europeia, um passo que deve acontecer no próximo mês. Se aceita, a Letônia será o 18º país do bloco a adotar o euro.

Mais cedo, um pequeno grupo de manifestantes se reuniu do lado de fora do Parlamento para protestar contra os parlamentares enquanto eles se preparavam para votar.

Pesquisas recentes sugerem que a maioria dos letões é contra a adoção do euro em meio à crise da dívida que tem afligido o bloco. Os cidadãos também temem que o país báltico terá de socorrer os países em dificuldade.

Muitas pessoas estão exigindo um referendo, mas o governo de centro-direita já disse que não vai realizar uma votação paralela. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasUnião EuropeiaEuroLetônia

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro