Economia

Legitimidade do Fed depende de comunicação, diz Bernanke

Segundo chairman, banco central precisa explicar claramente suas decisões para os norte-americanos

Ben Bernanke, chairman do Federal Reserve, discursa durante evento em Washington (Jonathan Ernst/Reuters)

Ben Bernanke, chairman do Federal Reserve, discursa durante evento em Washington (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2013 às 16h23.

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, precisa explicar claramente suas decisões para os norte-americanos e convencê-los de que as medidas são do interesse deles, disse nesta segunda-feira o chairman da instituição, Ben Bernanke, sem especificamente discutir política monetária ou a economia do país.

Bernanke, em declarações preparadas para evento celebrando o centenário do Fed, disse que a legitimidade e a independência do banco central dependem de comunicação de duas mãos com o público.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) se reúne nestas terça e quarta-feira e pode decidir reduzir o ritmo de compra mensais de ativos, atualmente em 85 bilhões de dólares ao mês, se acreditar que a economia está forte o suficiente para aguentar menos estímulos.

Bernanke, que deixará o posto de chairman em 31 de janeiro, disse que o trabalho do Fed para atingir a recuperação total dos EUA após a recessão de 2007 a 2009 "ainda está em curso".

Mas a capacidade do banco central de "fazer e implementar decisões como essa depende do entendimento e aceitação do público de nossas ações", acrescentou ele em evento a que compareceram os ex-chairmen do Fed Paul Volcker e Alan Greenspan.

"Por esse motivo, precisamos continuar a enfatizar dois outros valores essenciais: transparência e responsabilidade", adicionou ele.

"Em última instância, a legitimidade de nossas políticas depende do entendimento e do apoio do amplo público norte-americano, cujos interesses estamos trabalhando para servir", afirmou Bernanke.

O Fed completará 100 anos na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Ben BernankeComunicaçãoEconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricosPersonalidades

Mais de Economia

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024