Economia

Lagarde vê chance de elevação de juro ainda neste ano na zona do euro

Programa de compra de bônus do BCE pode ser encerrado no início do terceiro trimestre, o que abriria espaço para a elevação das taxas

Lagarde citou o "choque" causado pela guerra na Ucrânia na zona do euro, nos preços das commodities, no comércio e na confiança (Thomas Lohnes/Pool/Reuters)

Lagarde citou o "choque" causado pela guerra na Ucrânia na zona do euro, nos preços das commodities, no comércio e na confiança (Thomas Lohnes/Pool/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de abril de 2022 às 15h14.

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde afirmou nesta sexta-feira haver uma "chance forte" de alta de juros na zona do euro ainda neste ano. Segundo ela, o programa de compra de bônus (APP, na sigla em inglês) do BCE pode ser encerrado no início do terceiro trimestre, o que abriria espaço para a elevação das taxas. Ao mesmo tempo, a autoridade ressaltou que a abordagem será gradual e dependerá dos indicadores.

Lagarde falou em entrevista à emissora americana CNBC, ao lado da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

Segundo a presidente do BCE, a instituição não vê nem prevê estagflação, mas "há muita incerteza agora".

Em suas declarações, Lagarde citou o "choque" causado pela guerra na Ucrânia na zona do euro, nos preços das commodities, no comércio e na confiança.

Ela também falou sobre o quadro na China. Para a presidente do BCE, há riscos de baixa vindos do país, com sua política de covid-19 zero.

Lagarde ainda mencionou fragilidades no mercado imobiliário chinês. E ressaltou revisões em baixa recentes nas projeções de crescimento para a potência asiática, que geram efeitos nas demais nações.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralChinaChristine LagardeJanet YellenUcrânia

Mais de Economia

Como vai funcionar e quem poderá contratar o empréstimo consignado CLT?

Contas externas do Brasil têm rombo recorde e podem afetar câmbio em meio ao tarifaço de Trump

TCU aponta falhas na política de geração de empregos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador

De olho na reforma tributária, Mercado Livre, Tigre e IBM ajustam operações para novo cenário fiscal