Economia

Justiça suspende leilão da hidrelétrica São Manoel

Decisão do juiz Ilan Presser, da Primeira Vara da Justiça Federal no Mato Grosso, no domingo, atende a ação proposta pelo Ministério Público Federal do Pará


	Vertedouro Usina Hidrelétrica: MPF também argumenta que a construção da usina irá causar impacto significativo para comunidades indígenas Kayabi, Mundukuru e Apiaká
 (Paulo Santos/INTERFOTO/Divulgação)

Vertedouro Usina Hidrelétrica: MPF também argumenta que a construção da usina irá causar impacto significativo para comunidades indígenas Kayabi, Mundukuru e Apiaká (Paulo Santos/INTERFOTO/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 13h08.

São Paulo - A justiça federal do Mato Grosso suspendeu o leilão da hidrelétrica São Manoel, no rio Teles Pires, o principal empreendimento que seria licitado na competição de sexta-feira.

A decisão do juiz Ilan Presser, da Primeira Vara da Justiça Federal no Mato Grosso, no domingo, atende a ação proposta pelo Ministério Público Federal do Pará, que pedia que o leilão fosse suspenso até ser julgado o mérito sobre a nulidade da licença prévia ambiental da usina.

O MPF também argumenta que a construção da usina irá causar impacto significativo para comunidades indígenas Kayabi, Mundukuru e Apiaká e que o Estudo de Componente Indígena da usina, necessário no processo de licenciamento ambiental, está incompleto.

A multa estabelecida pelo descumprimento da decisão é de 500 mil reais por dia, segundo a decisão.

São Manoel, de 700 megawatts (MW) de potência e que ficará na divisa do Pará com Mato Grosso, é a única grande hidrelétrica habilitada para participar do leilão A-5, na sexta-feira. O leilão, que também conta com empreendimentos eólicos, solares, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), térmicas a gás, biomassa e carvão, venderá energia de empreendimentos que precisa ser entregue a partir de 2018.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que a agência vai recorrer da decisão. "Leilão de hidrelétrica sempre tem essas emoções", disse em intervalo da reunião de diretoria da Aneel.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaHidrelétricasLeilõesMato Grosso

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor