Economia

Justiça decreta prisão de Jader Barbalho no caso Sudam

A Justiça do Mato Grosso decretou a prisão preventiva do ex-senador Jader Barbalho, do PMDB-PA, e do candidato a deputado estadual José Artur Guedes Tourinho, também do PMDB, por fraudes na extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). Outros sete nomes, todos de empresários acusados de envolvimento nas fraudes da Sudam, também tiveram suas prisões […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

A Justiça do Mato Grosso decretou a prisão preventiva do ex-senador Jader Barbalho, do PMDB-PA, e do candidato a deputado estadual José Artur Guedes Tourinho, também do PMDB, por fraudes na extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia).

Outros sete nomes, todos de empresários acusados de envolvimento nas fraudes da Sudam, também tiveram suas prisões preventivas decretadas.

Jader Barbalho ainda não foi encontrado e há a informação de que ele estaria em campanha no sul do Pará. O ex-senador é candidato a deputado federal. Nessa madrugada, seu advogado, Edson Messias, entrou com pedido de habeas corpus, mas a Justiça de Mato Grosso negou, sob o argumento de que o risco de fuga é muito grande. Até o momento nenhum dos acusados foi preso pela Polícia Federal.

Esta é a segunda vez que Jader e Tourinho, ex-superintendente da Sudam, têm a prisão decretada pela Justiça por causa de acusações de fraude na Sudam.

Jader e Tourinho tiveram a prisão decretada por

envolvimento com o empresário goiano José Osmar Borges, acusado de ser um dos maiores fraudadores da Sudam. Segundo o procurador Pedro Taques, do Ministério Público Federal, a prisão foi decretada por causa de R$ 246 milhões que o grupo Pirâmide, de propriedade de Borges, teria desviado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Por que os recordes de arrecadação do governo Lula não animam mais o mercado?

Conta de luz vai aumentar em julho após Aneel acionar bandeira amarela; veja valores

Inflação nos EUA cai ligeiramente em maio a 2,6% interanual, segundo índice PCE

Desemprego cai para 7,1% em maio, menor taxa para o mês desde 2014

Mais na Exame