Economia

Junho registra menor número de cheques sem fundo do ano

Segundo a empresa de análise de crédito Serasa, junho apresentou o menor índice de cheques devolvidos por falta de fundos deste ano. Para cada mil cheques compensados, 14,6 foram recusados. O número é 10,9% inferior aos 16,4 cheques por milhar registrados em maio. O aquecimento da economia, a recuperação do nível de empregos e a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h51.

Segundo a empresa de análise de crédito Serasa, junho apresentou o menor índice de cheques devolvidos por falta de fundos deste ano. Para cada mil cheques compensados, 14,6 foram recusados. O número é 10,9% inferior aos 16,4 cheques por milhar registrados em maio. O aquecimento da economia, a recuperação do nível de empregos e a renegociação salarial de algumas categorias foram os principais responsáveis pelo desempenho do mês passado.

Em junho, foram compensados um total de 174,2 milhões de cheques no país, dos quais, 2,5 milhões retornaram. No mesmo mês do ano passado, as devoluções somaram 2,8 milhões, num universo de 185,2 milhões de compensações.

O índice médio de cheques devolvidos no primeiro semestre, porém, registrou alta de 1,2% em relação a igual período de 2003 e alcançou 16 cheques para cada 1 mil compensados. Entre janeiro e junho do ano passado, o índice ficou em 15,8. Segundo a Serasa, historicamente, a inadimplência tende a ser maior no primeiro semestre, devido ao alongamento dos prazos de pagamento com cheques pré-datados nas vendas de Natal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula se reúne hoje com ministros para discutir sanção da regulamentação da Reforma Tributária

Trabalha com TI? Reforma tributária pode aumentar imposto na área; veja simulações

Ricardo Nunes, prefeito de SP, é o entrevistado da EXAME desta quarta

Febraban alerta para notícias falsas sobre Pix e ressalta que meio de pagamento não será taxado