Economia

Jornada da Juventude ajudou setor de serviços, diz IBGE

Os gastos das famílias em transporte aéreo, alojamento e alimentação aumentaram em julho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2013 às 13h56.

Rio de Janeiro - A realização da Jornada Mundial da Juventude no mês de julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro ajudou a impulsionar o crescimento da receita do setor de serviços.

Em um mês marcado pelas férias, em que o movimento turístico é mais intenso, o evento somou ganhos para o setor a partir dos gastos das famílias em transporte aéreo, alojamento e alimentação, observa o técnico Roberto Saldanha, da Coordenação de Serviços e Comercio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em julho de 2013, o setor de serviços de alojamento e alimentação cresceu 13,7% ante igual mês de 2012. Já os serviços de transporte aéreo tiveram avanço de 19,4% em sua receita nominal bruta, no mesmo período.

"O crescimento do turismo já foi maior em relação a julho de 2012, e o evento da Jornada Mundial da Juventude incrementou o turismo como um todo. Isso movimentou o transporte aéreo", destacou Saldanha. Ele ressaltou que o serviço de alimentação a bordo nos voos também contribuiu para a alta do setor de alimentação.

O técnico afirmou ainda que o evento ajudou no desenvolvimento do setor de serviços em todo o País, não apenas no Estado do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEJornada Mundial da JuventudeServiços diversos

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame