Economia

Jean Tirole ganha Prêmio Nobel de Economia, anuncia comitê

Francês recebe prêmio por sua análise do poder de mercado e regulação, anunciou nesta segunda-feira a Real Academia Sueca de Ciências

Jean Tirole: economista receberá um prêmio de 8 milhões de coroas suecas  (Andrew Harrer/Bloomberg)

Jean Tirole: economista receberá um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2014 às 08h27.

Estocolmo - O economista francês Jean Tirole ganhou o Prêmio Nobel de Economia 2014 por sua análise do poder de mercado e regulação, anunciou nesta segunda-feira a Real Academia Sueca de Ciências.

"Jean Tirole é um dos economistas mais influentes do nosso tempo", disse o órgão responsável pelas premiações. "Acima de tudo, ele esclareceu como compreender e regular setores de poucas empresas poderosas."

O economista receberá um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares).

O prêmio de economia, oficialmente chamado de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, foi criado em 1968 e não fazia parte do grupo original de honrarias estabelecidas pelo magnata que criou a dinamite, definidas em seu testamento, em 1895.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaEconomistasNobelPrêmio Nobel

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março