Economia

Japão se preocupa com impacto da crise nas exportações

Governo japonês expressou, nesta segunda-feira, sua preocupação com o aumento dos riscos que ameaçam sua economia, derivados da crise de dívida na Europa

Yoshihiko Noda: dados do Gabinete do primeiro-ministro mostram queda no volume de exportações do Japão (Kazuhiro Nogi/AFP)

Yoshihiko Noda: dados do Gabinete do primeiro-ministro mostram queda no volume de exportações do Japão (Kazuhiro Nogi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2012 às 13h46.

Tóquio - O Governo japonês expressou nesta segunda-feira sua preocupação com o aumento dos riscos que ameaçam sua economia, derivados da crise de dívida na Europa e seu reflexo na queda de suas exportações, em um relatório emitido pelo Gabinete.

Em seu relatório econômico de julho, o Governo manteve, no entanto, a avaliação positiva do país que se encontra "no caminho da recuperação moderada", graças ao aumento da demanda pelos trabalhos de reconstrução do nordeste do país, após a passagem do tsunami de 2011, e apesar "das dificuldades" globais.

Segundo os últimos dados do Gabinete do primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, o volume de exportações do Japão caiu 1,8% anualizado no mês de maio, com o que quebrou três meses consecutivos de aumento, destacou o jornal econômico "Nikkei".

Além disso, o Governo japonês acrescentou que embora não possa "confirmar ainda que as exportações estão sendo prejudicadas pelos problemas de dívida", tudo aponta para que, atualmente, a terceira maior economia mundial "já está sendo afetada" pela situação na Europa, com o que vigiará sua evolução "com muita precaução".

Um dos maiores problemas para as exportações japonesas é a persistente força do iene, que no último ano sofreu valorização de perto de 10% frente ao euro, já que prejudica seriamente sua competitividade ao reduzir seu lucro no exterior.

Além disso, em seu relatório o Executivo avisou que tomará as medidas que forem necessárias para desvalorizar o iene sempre que for necessário e apelou para manter sua luta contra a deflação. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorCrise econômicaExportaçõesJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor