Economia

Japão espera PIB positivo no primeiro trimestre de 2012

País tem expectativa de crescimento entre 0,5% e 1,2% em relação ao trimestre anterior

O governo do Japão vai divulgar na próxima quinta-feira o dado do PIB entre janeiro e março (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

O governo do Japão vai divulgar na próxima quinta-feira o dado do PIB entre janeiro e março (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2012 às 06h43.

Tóquio - O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão voltará ao terreno positivo no primeiro trimestre do ano, segundo as previsões de várias instituições privadas que apontam para um crescimento de entre 0,5% e 1,2% em relação ao trimestre anterior.

O governo do Japão vai divulgar na próxima quinta-feira o dado do PIB entre janeiro e março, depois que entre outubro e dezembro a terceira maior economia mundial se contraiu 0,7%, em seu quinto trimestre consecutivo de retrocesso.

Segundo as análises de uma dezena de firmas publicados pela televisão 'NHK', por trás da prevista melhora do PIB está um aumento do consumo interno e dos investimentos estatais para a reconstrução das áreas do nordeste assoladas pelo tsunami de março de 2011.

Também teria contribuído para a recuperação econômica, segundo as previsões, a pausa na valorização do iene frente ao euro e ao dólar, que desde fevereiro freou parcialmente a forte tendência de alta que mantinha nos meses anteriores.

Os analistas também apontam para uma recuperação das exportações japonesas, depois do revés que representou para o setor manufatureiro a catástrofe de março do ano passado e as inundações de outono na Tailândia, onde muitos fabricantes japoneses contam com centros de produção.

Apesar das previsões positivas, também advertem que o crescimento previsivelmente vá se desacelerar no segundo trimestre do ano por causa do impacto da crise de dívida na eurozona e dos possíveis problemas com a provisão de energia elétrica no verão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIB

Mais de Economia

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Mais na Exame