Economia

Japão anuncia pacote de US$81 para estimular economia

Por Tetsushi Kajimoto TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão concordou com um pacote de estímulo de 81 bilhões de dólares nesta terça-feira, visando evitar que a economia volte à recessão à medida em que persiste a deflação e um forte iene ameaça as exportações. Economistas afirmaram, no entanto, que o pacote de 7,2 trilhões […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2009 às 08h03.

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão concordou com um pacote de estímulo de 81 bilhões de dólares nesta terça-feira, visando evitar que a economia volte à recessão à medida em que persiste a deflação e um forte iene ameaça as exportações.

Economistas afirmaram, no entanto, que o pacote de 7,2 trilhões de ienes, igual a cerca de 1,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), não daria um impulso significativo para uma economia dependente da demanda externa por máquinas, eletrônicos e carros.

O pacote deveria ter sido compilado na sexta-feira, mas o partido de situação foi forçado a acrescentar outros 100 bilhões de ienes em consumo para acalmar um pequeno partido de coalizão cujo apoio é necessário.

"Isso pode ajudar a economia de alguma forma", disse Yasunari Ueno, economista-chefe do Mizuho Securities. "Mas não começa sequer a resolver as questões mais fundamentais enfrentadas pelo Japão, como a fraqueza na economia global e a deflação."
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo