Economia

Irã vende 14 mi de barris de petróleo à Europa

Após sanções, a agência "Shana" informou neste domingo que essas "compras pioneiras" e que buscaram superar "os obstáculos financeiros, legais e logísticos"


	Barris de petróleo: Após sanções, Irã tenta superar "os obstáculos financeiros, legais e logísticos" de vendas para a Europa
 (AFP)

Barris de petróleo: Após sanções, Irã tenta superar "os obstáculos financeiros, legais e logísticos" de vendas para a Europa (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2016 às 09h34.

Teerã .- O Irã vendeu mais de 14 milhões de barris de petróleo aos países da Europa desde o fim das sanções impostas à República Islâmica em janeiro, um movimento que serviu para reabrir uma rota comercial fechada desde 2012.

A agência iraniana "Shana", especializada em questões relativas ao petróleo, informou neste domingo que essas "compras pioneiras" e que buscaram superar "os obstáculos financeiros, legais e logísticos" que ainda existem nas operações com Teerã, foram lideradas pela francesa Total, a espanhola Cepsa e a russa Litasco.

Antes da imposição de sanções contra o Irã por seu programa nuclear, a Europa, particularmente os países do sul do Mediterrâneo, como Grécia, Itália e Espanha, compravam cerca de 800 mil barris de petróleo diários da República Islâmica.

Nessa época, o Irã exportava 2 milhões de barris de petróleo por dia, a maior parte deles para países asiáticos, que reduziram suas compras para cerca de 1 milhão de barris diários desde então.

Desde janeiro, com o fim das sanções, o Irã passou a exportar 900 mil barris a mais por dia, totalizando 2,2 milhões de barris.

Após o fim das sanções, as autoridades iranianas afirmaram que o país seria capaz de aumentar "de forma imediata" a produção, elevando as exportações em 500 mil barris diários. Outros 500 mil poderiam ser acrescentados ao mercado mais adiante.

Além disso, o governo do Irã disse que, apesar da crise dos preços do petróleo no mercado internacional, iria continuar ampliando a produção até 4 milhões de barris diários, com o objetivo de recuperar a participação de mercado que tinha antes de 2012. EFE

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEuropaIrã - PaísPetróleo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor