Economia

Irã aproveita cortes da Opep para vender mais petróleo, diz fonte

Nos últimos três meses, Teerã vendeu quase metade do petróleo que armazenava em tanques no mar

Petróleo: o montante de petróleo iraniano mantido no mar caiu para 16,4 milhões de barris (Plataformas de petróleo em alto mar)

Petróleo: o montante de petróleo iraniano mantido no mar caiu para 16,4 milhões de barris (Plataformas de petróleo em alto mar)

R

Reuters

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 13h03.

Londres - O Irã vendeu mais de 13 milhões de barris de petróleo que armazenava há tempos em navios, aproveitando um acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para reduzir a produção, do qual o país foi isento, para retomar participação no mercado e conquistar novos clientes, segundo fontes da indústria e dados.

Nos últimos três meses, Teerã vendeu quase metade do petróleo que armazenava em tanques no mar e que deixava travados muitos de seus navios conforme o país buscava reduzir os estoques em meio a um mercado com um excesso de oferta global.

O montante de petróleo iraniano mantido no mar caiu para 16,4 milhões de barris, ante 29,6 milhões de barris no início de outubro, segundo dados da Thomson Reuters sobre o fluxo do mercado de petróleo. Antes dessa forte queda, os estoques praticamente não tinham caído em 2016, ano em que iniciaram em 29,6 milhões de barris.

O petróleo ainda não vendido está agora em entre 12 e 14 navios tanque iranianos, ante cerca de 30 navios no verão, segundo duas fontes que acompanham os tanques. A frota do país é de 60 navios.

O petróleo vendido nos últimos meses foi para compradores na Ásia, incluindo a China, Índia e Coreia do Sul, além de países europeus, como Itália e França, segundo as fontes e dados. Não ficou claro quais empresas compraram.

O Irã tem buscado aproveitar a oportunidade para ganhar novos mercados na Europa, incluindo no Báltico e em países no centro e no leste do continente, segundo fontes da indústria, embora ainda não esteja claro se foi vendido petróleo a essas regiões.

Acompanhe tudo sobre:Irã - PaísOpepPetróleo

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito