Economia

IPCA de janeiro é o maior desde abril de 2005

O índice também foi o maior para meses de janeiro desde 2003, quando a taxa foi de 2,25%


	Os cigarros ficaram 10,11% mais caros em janeiro, o que fez o item registrar o principal impacto sobre o IPCA no mês
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Os cigarros ficaram 10,11% mais caros em janeiro, o que fez o item registrar o principal impacto sobre o IPCA no mês (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 09h24.

Rio de Janeiro - A alta de 0,86% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi a maior taxa de inflação verificada desde abril de 2005, quando ficou em 0,87%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice também foi o maior para meses de janeiro desde 2003, quando a taxa foi de 2,25%.

Em janeiro de 2012, o IPCA ficou em 0,56%, o que fez a taxa em 12 meses acelerar de 5,84% em dezembro para 6,15% em janeiro de 2013, afastando-se ainda mais do centro da meta estipulada pelo governo, de 4,5%.

Cigarros

Os cigarros ficaram 10,11% mais caros em janeiro, o que fez o item registrar o principal impacto sobre o IPCA no mês.

A alta, causada pelo aumento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), resultou em uma contribuição de 0,09 ponto porcentual para a taxa de 0,86% do IPCA de janeiro.

O item puxou a alta de 1,55% no grupo Despesas Pessoais no período, o segundo maior impacto de grupo sobre o IPCA de janeiro, embora tenha desacelerado em relação à taxa de dezembro, quando ficou em 1,60%.


Ainda no grupo Despesas Pessoais, os gastos com empregados domésticos desaceleraram de 0,82% em dezembro para 0,58% em janeiro.

Energia

As contas de energia elétrica já ficaram 3,91% mais baratas para o consumidor em janeiro, refletindo parte da redução de 18% no valor das tarifas em vigor desde o último dia 24, segundo o IBGE.

Como resultado, o item exerceu o principal impacto negativo sobre a taxa de 0,86% do IPCA de janeiro, o equivalente a -0,13 ponto porcentual.

O peso da tarifa de energia elétrica para a formação do IPCA é de 3,33%. Além de ajudar a conter o IPCA, o item energia elétrica fez as despesas com o grupo Habitação recuarem 0,20% em janeiro, apesar dos aumentos no aluguel residencial (1,56%), condomínio (1,18%) e mão de obra para pequenos reparos na residência (0,70%). Em dezembro, o grupo Habitação registrou alta de 0,63%.

Acompanhe tudo sobre:PreçosEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicos

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1