Economia

IPC-DI e leilões de títulos para tranquilizar o mercado

Se o clima de ontem (10/06) contagiar esta terça-feira, o mercado financeiro deve passar por mais um dia sem sustos. A expectativa é de manutenção da estabilidade do câmbio na casa dos 2,60 reais e de leve alta nos negócios da Bolsa de Valores de São Paulo. No cenário econômico, dois eventos importantes para hoje: […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h13.

Se o clima de ontem (10/06) contagiar esta terça-feira, o mercado financeiro deve passar por mais um dia sem sustos. A expectativa é de manutenção da estabilidade do câmbio na casa dos 2,60 reais e de leve alta nos negócios da Bolsa de Valores de São Paulo.

No cenário econômico, dois eventos importantes para hoje: o leilão de títulos do tesouro nacional (LTNs), no valor total de 2 bilhões de reais, e a divulgação do IPC-DI de maio.

O leilão de títulos da dívida pública colocará no mercado 2 bilhões de reais. A data de vencimento dos papéis foi adiantada de 08 de janeiro de 2003 para 10 de outubro de 2002. "Isso indica que o governo continua com dificuldades em rolar sua dívida mobiliária com vencimentos até outubro para prazos além do primeiro trimestre de 2003", dizem os analistas do Credit Suisse First Boston.

O CSFB acredita que o IPC-DI de maio, que será divulgado às 15h30 de hoje, deve mostrar desaceleração da inflação no período. "A dissipação dos reajustes no preço dos combustíveis e a deflação dos preços agrícolas deve levar o IPC-DI registrar variação de 0,2% em relação a abril", afirma a instituição.

Ontem, a primeira prévia de junho do IGP-M registrou alta de 0,68% (contra 0,17% da primeira prévia de maio). Também subiu a projeção de inflação para 2002. A expectativa de analistas de mercado consultados pelo Banco Central é de taxa de 5,49% (antes era 5,46%), bem próximo do teto de 5,5% acordado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No cenário político, as atenções estão voltadas para a possível divulgação do último levantamento de intenções de voto feito pelo Ibope (entre os dias 5 e 9 de abril). Na última pesquisa do instituto, Luiz Inácio Lula da Silva tinha 38% das intenções de voto, seguido por José Serra (16%) e Anthony Garotinho (16%).

Além disso, a CPI do Banespa se reúne para votar o relatório final da investigação sobre o banco, que propõe o indiciamento de ex-diretores do Banco Central por improbidade administrativa. Entre os citados estão Gustavo Loyola, Cláudio Mauch e Alkimar Moura. O relatório também cita o ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio, acusado de participar de uma operação irregular no Banespa em 1992.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pobreza atingiu 52,9% da população argentina no primeiro semestre

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024

Petrobras reduz em 9,1% preço do querosene de aviação