Economia

Investimentos foram o principal fator da demanda do país

A formação bruta de capital fixo teve um crescimento de 4,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao anterior, segundo o IBGE


	Exprotações: o dado é resultado de uma maior importação e maior produção interna de bens de capital
 (Arquivo)

Exprotações: o dado é resultado de uma maior importação e maior produção interna de bens de capital (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de maio de 2013 às 11h05.

Rio de Janeiro – A formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos no país, teve um crescimento de 4,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, segundo dado divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o principal motor da demanda do país no período.

Os investimentos já tinham crescido 1,3% no último trimestre de 2012. Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, os investimentos também se destacaram, com alta de 3%, depois de sucessivas quedas no ano passado. O dado é resultado de uma maior importação e maior produção interna de bens de capital.

Segundo o IBGE, os destaques da indústria da transformação foram a produção em setores como os de caminhões, outros equipamentos de transporte (como aviões e navios) e máquinas e equipamentos elétricos, justamente os bens de capital.

Apesar da maior produção de bens de capital, a indústria teve resultados negativos de 0,3% na comparação com o trimestre anterior e de 1,4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoIBGEEstatísticas

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro