Economia

Intenção de consumo das famílias cai 7,7% em julho

Queda alcançou o menor patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2010


	Consumidor faz compras em supermercado: comportamento da inflação nos últimos meses “vêm comprometendo o nível de confiança em relação ao emprego e à renda", segundo a pesquisa
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Consumidor faz compras em supermercado: comportamento da inflação nos últimos meses “vêm comprometendo o nível de confiança em relação ao emprego e à renda", segundo a pesquisa (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 11h34.

Rio de Janeiro – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 7,7% em julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a queda (a sétima consecutiva), o indicador alcançou o menor patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2010 (124,9 pontos).

Os sete itens que compõem o indicador apresentaram quedas na comparação anual. Os recuos foram observados nos itens “momento para duráveis”, que avalia a intenção para comprar bens de consumo duráveis - caiu 11,1% -, e “perspectiva para consumo”, que recuou 11%.

Os demais componentes apresentaram as seguintes quedas: compra a prazo (-9,8%), nível de consumo atual (-9%), perspectiva profissional (-8,9%), renda atual (-3,3%) e emprego atual (-1,3%). Segundo nota divulgada pela CNC, “A persistência do maior comprometimento da renda advinda do alto endividamento, e os impactos das manifestações ocorridas nas últimas semanas, influenciaram negativamente o resultado do ICF”.

A CNC também considera que o comportamento da inflação nos últimos meses, que atingiu em junho uma taxa acumulada de 6,7% em 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), “vêm comprometendo o nível de confiança em relação ao emprego e à renda”.

Acompanhe tudo sobre:bens-de-consumoConsumoEstatísticasFamíliaIndicadores econômicosIndústriaInflaçãoIPCA

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega