Economia

Intenção de consumo cresce em agosto

O que melhorou em agosto foi a percepção sobre o mercado de trabalho


	Consumo: houve queda de 2,1% em relação ao patamar de agosto de 2013
 (Getty Images)

Consumo: houve queda de 2,1% em relação ao patamar de agosto de 2013 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 11h10.

Rio - Os consumidores ficaram mais inclinados a ir às compras na passagem de julho para agosto. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 0,2% no período, para 120,8 pontos.

No entanto, houve queda de 2,1% em relação ao patamar de agosto de 2013, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta segunda-feira, 18.

A CNC avalia que houve estabilidade do índice nos últimos dois meses, após a sequência de quedas registradas de janeiro a junho. Mas a intenção de compras a prazo permaneceu em declínio, devido ao elevado custo do crédito e ao alto nível de endividamento das famílias, apontou a CNC.

A avaliação sobre o acesso ao crédito caiu 2,8% em agosto ante julho, menor nível da série histórica, e recuou 3,9% ante agosto de 2013.

O que melhorou em agosto foi a percepção sobre o mercado de trabalho. O item Emprego atual registrou melhora de 0,5% em relação a julho, porém, houve queda de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A avaliação sobre a Perspectiva profissional cresceu 0,8% em relação a julho, mas caiu 3,2% em relação a agosto de 2013.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraConsumoMercado de trabalhoConsumidores

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras