Economia

Inflação em SP é a menor desde julho do ano passado

IPC da Fipe mostra desaceleração dos preços no município de São Paulo e o IGP-DI recua 0,15 ponto percentual. Resultados reforçam;sazonalidade do pico de inflação no início do ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

A inflação registrada em março no município de São Paulo foi a menos desde julho do ano passado, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Índice ficou em 0,12%, contra o 0,08% negativo marcado na metade de 2003.
A própria Fipe chegou a estimar uma taxa de inflação bem acima da verificada: 0,25%. Boa parte dos analistas do mercado também esperava algo em torno dos 0,26%.

O resultado do IPC de fevereiro havia sido de 0,19%. Em janeiro, 0,65% e, no último mês do ano passado, 0,42%. Isso significa que o pico de inflação registrado no início do ano foi mesmo sazonal, pressionado principalmente pelos preços relacionados à educação.

IGP-DI

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas,  também mostro desaceleração nos preços em março. A variação de 0,93% ficou abaixo da registrada em fevereiro (1,08%) e um pouco acima das expectativas dos analistas financeiros consultados pela pesquisa Focus do Banco Central (0,81%).

No primeiro trimestre, o IGP-DI acumula alta de 2,84% e, nos 12 meses encerrados em março, de 4,94%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada