Economia

Inflação em 12 meses da Venezuela atinge 39,6% em junho

A alta dos preços foi pressionada por um aumento nos gastos do governo no ano passado e ocorreu em meio a recente desvalorização da moeda do país em fevereiro


	Consumidores fazem fila para comprar papel higiênico em mercado em Caracas
 (Jorge Silva / Reuters)

Consumidores fazem fila para comprar papel higiênico em mercado em Caracas (Jorge Silva / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 07h14.

Caracas - A inflação acumulada em 12 meses da Venezuela se aproximou de 40% em junho, segundo dados do banco central divulgados na terça-feira.

A alta dos preços foi pressionada por um aumento nos gastos do governo no ano passado e ocorreu em meio a recente desvalorização da moeda do país em fevereiro.

A taxa anual de inflação ficou em 39,6% em junho, o valor mais alto desde que o banco central introduziu a nova metodologia para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) em 2008.

Segundo um relatório mensal do banco central, o índice saltou 4,7% em junho quando comparado com o mês anterior. A leitura do mês passado apresentou uma melhora em relação alta mensal de 6,1% observada em maio, mas ainda ficou entre os maiores aumentos mensais desde 2008.

A inflação do mês passado foi impulsionada por aumentos acentuados nos preços dos alimentos e uma escalada dos preços no setor de transportes e em restaurantes e hotéis, de acordo com relatório do banco central.

A inflação na capital Caracas, considerada como referência por alguns economistas, ficou em 4,3% em junho. A taxa acumulada em 12 meses em Caracas chegou a 37,3% no mês passado. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPreçosVenezuelaInflação

Mais de Economia

Ataque dos EUA e Israel ao Irã: como fica o preço do petróleo?

SelectUSA: evento busca empresas brasileiras que querem atuar nos EUA

Governo volta atrás e zera tarifa de importação para 105 produtos

Acordo UE-Mercosul pode entrar em vigor até o fim de maio, diz Alckmin