Economia

Indústria de SP está 9,6% abaixo do seu pico histórico

Apesar disso, foi registrada expansão de 3,5% na produção industrial


	Indústria de São Paulo: a produção no parque industrial paulista tinha registrado queda de 1,6% em novembro
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Indústria de São Paulo: a produção no parque industrial paulista tinha registrado queda de 1,6% em novembro (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 10h57.

Rio - Apesar da expansão de 3,5% na produção industrial de São Paulo na passagem de dezembro para janeiro, a indústria do Estado ainda está 9,6% abaixo do seu pico histórico, registrado em março de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção no parque industrial paulista tinha registrado queda de 1,6% em novembro, seguida de recuo de 5,8% em dezembro. "São Paulo acumulou uma perda de 7,3% nesses dois meses", calculou Rodrigo Lobo, pesquisador da Coordenação de Indústria do IBGE. "Então, esse avanço de 3,5% não recupera a queda", acrescentou.

Em janeiro, houve crescimento disseminado entre as atividades do Estado em relação a dezembro.

"A gente consegue perceber que diversas atividades encontram-se num patamar acima de dezembro de 2013. Parte desse crescimento foi impactada pelo retorno de trabalhadores de férias coletivas. A gente percebe isso com mais intensidade nas atividades que são mais pesadas, como veículos automotores e máquinas e equipamentos", apontou Lobo.

A atividade de veículos automotores responde por 11,6% da produção da indústria paulista, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos pesa 8,7%.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEstatísticasIBGEMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito