Economia

Indústria brasileira aposta em recuperação

"O PIB do país terá uma expansão de 4% e a indústria crescerá 4,1% em 2013", segundo o Informe de Conjuntura da CNI


	Notas de cinquenta reais: o governo brasileiro lançou vários planos milionários para incentivar o consumo e, consequentemente, a produção e a indústria
 (Stock Exchange)

Notas de cinquenta reais: o governo brasileiro lançou vários planos milionários para incentivar o consumo e, consequentemente, a produção e a indústria (Stock Exchange)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 14h51.

Brasília - A indústria brasileira aposta em uma recuperação no próximo ano, e espera um crescimento de 4,1%, após o "ano perdido" de 2012, que deve acabar com uma contração de 0,6% de sua atividade, revelam projeções oficiais do setor divulgadas nesta segunda-feira.

"A economia e a indústria brasileiras retomarão o crescimento no próximo ano. O PIB do país terá uma expansão de 4% e a indústria crescerá 4,1% em 2013", segundo o Informe de Conjuntura da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Contudo, 2012 foi um "ano perdido" em que "a economia brasileira teve um desempenho frustrante". "As previsões indicam que a economia crescerá apenas 0,9% e o PIB industrial fechará o ano com uma contração de 0,6%", considerou a CNI.

Os industriais alertaram que a recuperação em 2013 dependerá de as medidas de estímulo à economia, lançadas pelo governo, surtirem efeito e de o Executivo se empenhar em adotar medidas que contribuam para reduzir os custos da produção e aumentar a produtividade.

"Com os avanços na competitividade podemos crescer 4% ou mais de forma sustentável; sem eles, o teto é de 3%", alertou a CNI, que traçou um cenário alternativo se as medidas de apoio à competitividade forem insuficientes, caso em que a indústria cresceria apenas 2,3%.

O governo brasileiro lançou vários planos milionários para incentivar o consumo e, consequentemente, a produção e a indústria.

Os industriais alertaram que também são necessárias reformas estruturais no país. "O modelo de crescimento brasileiro, baseado apenas no consumo, é insustentável", disse a CNI.

A indústria brasileira cresceu apenas 0,3% em 2011, contra a expansão de 10,5% um ano antes.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame