Economia

Indicador de recuperação de crédito sobe 1,7%, diz Boa Vista

No acumulado no ano até novembro, a recuperação de crédito subiu 3,6%


	Oferta de crédito pessoal: a expectativa, segundo a Boa Vista Serviços, é de que o indicador mantenha a elevação até o final de 2013, porém a um ritmo menor
 (Roberto Setton/EXAME)

Oferta de crédito pessoal: a expectativa, segundo a Boa Vista Serviços, é de que o indicador mantenha a elevação até o final de 2013, porém a um ritmo menor (Roberto Setton/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 10h45.

São Paulo - O indicador de recuperação de crédito, apurado pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), subiu 1,7% no mês de novembro de 2013 em relação a outubro, descontados os efeitos sazonais.

O indicador é obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplente, ou seja, do registro do pagamento de dívidas. No acumulado no ano até novembro, em relação ao mesmo período de 2012, a recuperação de crédito subiu 3,6%.

A expectativa, segundo a Boa Vista Serviços, é de que o indicador mantenha a elevação até o final de 2013, porém a um ritmo menor do que o observado no primeiro semestre do ano.

"Confirmam essas expectativas a desaceleração no mercado de trabalho e a redução dos impactos das melhores condições de crédito na economia brasileira, recentemente", diz a Boa Vista, em nota.

Os indicadores de todas as regiões do País subiram na passagem de outubro para novembro, com destaque para as variações de Centro-Oeste, Sul e Nordeste, com respectivamente 5,4%, 2,6% e 2,4%, - expurgados os efeitos sazonais. No Sudeste, a alta do indicador foi de 0,6%, enquanto na região Norte, houve crescimento de 1,6%, ambos na mesma base de comparação.

De acordo com a Boa Vista, o indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista divergiu do indicador geral, apresentando, em novembro, uma queda de 3,2% em relação a outubro, descontados os efeitos sazonais. Entre as regiões, destacaram-se as variações do Sudeste (-3,9%), Nordeste (-2,8%) e Centro-Oeste (-2,6%).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCréditoInadimplênciaBoa Vista SCPC

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?