Economia

Índia reduz taxa de juro de com menor pressão sobre rúpia

Banco central reduziu uma taxa de juros overnight, retirando uma medida extraordinária adotada para defender a moeda local


	Rupia moeda da Índia: moeda indiana perdeu cerca de 20 por cento de seu valor nos oito primeiros meses do ano
 (Prashanth Vishwanathan)

Rupia moeda da Índia: moeda indiana perdeu cerca de 20 por cento de seu valor nos oito primeiros meses do ano (Prashanth Vishwanathan)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 17h44.

Mumbai - O banco central da Índia reduziu uma taxa de juros overnight nesta segunda-feira, retirando uma medida extraordinária adotada para defender a rúpia, num momento em que a moeda local sofre menos pressão.

O corte em 0,5 ponto na taxa overnight para 9 por cento irá elevar a liquidez do mercado. A medida é a mais recente adotada pelo presidente do Reserve Bank of India --BC do país--, Raghuram Rajan, para retirar medidas adotadas para dar fôlego à rúpia.

A moeda indiana perdeu cerca de 20 por cento de seu valor nos oito primeiros meses do ano.

"Acho que o BC está mais confiante sobre a estabilidade da rúpia. E essa é a razão pela qual eles reduziram a taxa overnight", afirmou o chefe de operações do HSBC, em Mumbai, Manish Wadhawan.

O déficit em conta corrente recorde da Índia tornou o país mais vulnerável à fuga de recursos que afetou mercados emergentes.

Mas a rúpia passou a se valorizar nas últimas semanas, refletindo menores pressões após o Federal Reserve--o banco central dos Estados Unidos-- adiar a redução no programa de estímulo que vem alimentando os investimentos nos mercados emergentes e também repercutindo o impasse político em Washington.

Em meados de julho, o BC indiano elevou a taxa overnight em 2,0 pontos percentuais numa tentativa de estrangular os mercados de curto prazo para dificultar a especulação contra a moeda.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaJurosPolítica monetária

Mais de Economia

Campos Neto responde a Lula: é necessário afastar a 'narrativa' de que o BC tem sido político

Haddad: alta do dólar é problema de comunicação do governo sobre autonomia do BC e arcabouço

Reforma Tributária: governo faz as contas para evitar que isenção para carnes aumente imposto

Haddad atribui recente alta do dólar a "muitos ruídos" na hora de comunicar resultados econômicos

Mais na Exame