Economia

Inadimplência recua 4,0% em setembro, diz Boa Vista

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a inadimplência entre os consumidores cresceu 2,4%


	Dinheiro: em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta da inadimplência foi de 1,3%.
 (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

Dinheiro: em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta da inadimplência foi de 1,3%. (Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 10h16.

São Paulo - O indicador de inadimplência do consumidor apurado pela Boa Vista avançou 4,0% em setembro em relação a agosto, na série com ajuste sazonal, segundo dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 1,3%.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a inadimplência entre os consumidores cresceu 2,4% e, nos 12 meses encerrados em setembro de 2014, a variação da inadimplência ficou positiva em 2,1%, ambos ante o igual período de 2013.

"A previsão é de que a maior seletividade das empresas concedentes de crédito, o desaquecimento gradual do mercado de trabalho e as taxas juros mantenham até o fim do ano esta mesma dinâmica da inadimplência", diz a nota.

Com os fatores que influenciam o indicador mostrando estabilidade, a instituição destaca que a projeção da inadimplência para este ano é de 2,5%. No mês passado, o valor médio real das dívidas foi de R$ 1084,75, com ajustes estatísticos.

Regiões

Na análise geográfica, houve redução da inadimplência em todas as regiões na passagem de agosto para setembro, já descontados os efeitos sazonais.

A região Nordeste teve queda de 6,0%; na Norte e na Centro-Oeste, a retração foi de 4,4%; no Sudeste, a diminuição foi de 3,7%; e na região Sul, de 1,8%.

Apesar da queda registrada na margem, no acumulado em 12 meses, houve alta da inadimplência em quatro das cinco regiões: Centro-Oeste (7,2%), Sul (7,1%), Nordeste (4,9%) e Norte (2,8%). No Sudeste, houve leve queda, de 0,6%.

Varejo

A abertura do indicador indica que houve recuo da inadimplência no varejo em todas as bases de comparação. Em setembro de 2014 ante setembro de 2013, a queda foi de 22,2%.

No acumulado do ano, a retração foi de 11,5%, e, em 12 meses, de 10,7%, ambos sobre iguais períodos do anterior. Já na margem, descontados os efeitos sazonais, a inadimplência entre os consumidores caiu 4,9%.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCConsumidoresEmpresasInadimplênciaOrçamento federal

Mais de Economia

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo

Indústria de alta tecnologia amplia sua produção pela primeira vez desde 2018

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio