Economia

Inadimplência de empresas aumenta 13,8% em outubro

Maior alto mensal do ano foi influenciada pelo efeito-calendário, em razão do maior número de dias úteis no décimo mês


	Na comparação com o mesmo mês em 2011, houve alta de 13,8%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro a inadimplência de pessoas jurídicas foi 12,8% maior
 (Dave Dugdale/Creative Commons)

Na comparação com o mesmo mês em 2011, houve alta de 13,8%, enquanto no acumulado de janeiro a outubro a inadimplência de pessoas jurídicas foi 12,8% maior (Dave Dugdale/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 08h05.

São Paulo - O nível de inadimplência das empresas brasileiras aumentou 13,8 por cento em outubro em relação a setembro, na maior alta mensal registrada este ano, informou nesta quarta-feira a Serasa Experian.

Na comparação com o mesmo mês em 2011, também houve alta de 13,8 por cento, enquanto no acumulado de janeiro a outubro a inadimplência de pessoas jurídicas foi 12,8 por cento maior.

Para os economistas da Serasa o desempenho mensal foi influenciado pelo efeito-calendário, em razão do maior número de dias úteis no décimo mês.

"O impacto foi sobre os protestos (alta de 52,9 por cento) e os cheques sem fundos (alta de 12,5 por cento), que são registrados em dias úteis. Deve-se considerar também que a alta de outubro ocorreu sobre uma base fraca, de setembro, o que reduz a relevância dessa elevação", afirmaram, em nota.

Ainda segundo a Serasa, a inadimplência nas dívidas não bancárias foi 1,7 por cento maior em outubro ante setembro e a das dívidas bancárias cresceu 1,9 por cento.

Acompanhe tudo sobre:InadimplênciaIndicadores econômicos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto