Economia

Ilan diz que flexibilização monetária pode ser intensificada

Presidente do Banco Central também afirmou que a redução no estoque de swaps cambais traz mais conforto para o BC

Ilan Goldfajn: "uma vez aconradas as expectativas, a política monetária pode intensificar o processo de flexibilização" (Adriano Machado/Reuters)

Ilan Goldfajn: "uma vez aconradas as expectativas, a política monetária pode intensificar o processo de flexibilização" (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 12h04.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta terça-feira que a política monetária dos últimos seis meses tem sido efetiva em conter a inflação e ancorar as expectativas.

"Uma vez aconradas as expectativas, a política monetária pode intensificar o processo de flexibilização", afirmou Ilan durante palestra realizada em São Paulo.

Ilan também afirmou que a redução no estoque de swaps cambais traz mais conforto para o BC, mas que "isso não significa que não podemos voltar a diminuir os estoques" no futuro.

Segundo ele, o BC pode rolar os estoques de swaps cambiais que vencem no mês que vem parcialmente ou não rolá-los. Dados do site da instituição mostram que os contratos que vencerão em março somam 6,954 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoBanco CentralJurosIlan Goldfajn

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira