Economia

Ilan: Brasil passou por teste de estresse com queda de 8% do PIB

Apesar disso, o presidente do BC considerou que o sistema financeiro nacional sai desse período de turbulência bem capitalizado e com liquidez

Ilan: "Até agora, temos ido muito bem nesse teste relevante da economia" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Ilan: "Até agora, temos ido muito bem nesse teste relevante da economia" (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de novembro de 2017 às 15h37.

São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse nesta sexta-feira, 24, que o Brasil passou por um teste de estresse real nos últimos dois anos, quando o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de quase 8%.

Apesar disso, o titular do BC considerou que o sistema financeiro nacional sai desse período de turbulência com higidez, bem capitalizado e com liquidez, preparado, dessa forma, para atender a recuperação da economia.

"Até agora, temos ido muito bem nesse teste relevante da economia", disse Goldfajn durante encontro na capital paulista com o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza, e o diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Gustavo Gonzales.

Segundo Goldfajn, o BC tem atuado para manter o sistema financeiro estável e resiliente, como "temos visto até agora". Apesar disso, ele reconheceu que a instituição ainda tem muito a avançar.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralPIB do BrasilIlan Goldfajn

Mais de Economia

Contas de luz: Aneel aprova aumento médio de 10,18% nas tarifas da Enel São Paulo

Caged: Brasil cria 72,9 mil empregos em maio, menor nível para o mês desde 2020

Mercado mantém projeção do IPCA em 2026 após 15 semanas de alta

Estrangeiros gastam R$ 25 bilhões no Brasil em cinco meses e batem recorde