Economia

IGP-M acelera queda a 0,16% com alívio no atacado

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acentuou a deflação na primeira leitura deste mês, em razão de um aprofundamento da queda dos custos no atacado, sobretudo de produtos agrícolas. O indicador recuou 0,16 por cento na primeira prévia de dezembro, ante queda de 0,10 por cento na primeira prévia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2009 às 07h34.

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) acentuou a deflação na primeira leitura deste mês, em razão de um aprofundamento da queda dos custos no atacado, sobretudo de produtos agrícolas.

O indicador recuou 0,16 por cento na primeira prévia de dezembro, ante queda de 0,10 por cento na primeira prévia de novembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Entre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços por Atacado (IPA) recuou 0,35 por cento agora, ante declínio anterior de 0,14 por cento.

O IPA agrícola caiu 1,09 por cento nesta leitura, ante alta de 0,73 por cento na de novembro. O IPA industrial teve variação negativa de 0,10 por cento, após queda de 0,42 por cento na leitura anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,13 por cento, contra variação negativa de 0,06 por cento antes.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,28 por cento na primeira leitura deste mês, contra variação positiva de 0,04 por cento antes.

No ano, o IGP-M acumula queda de 1,63 por cento e nos últimos 12 meses, baixa de também 1,63 por cento.

(Por Vanessa Stelzer)

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Seca deve fazer conta de luz subir a partir de setembro, com bandeira amarela

BNDES recorre a fundos públicos para baixar juros e aumentar crédito

Reforma tributária: governo quer cortar exceções para reduzir IVA e já encara oposição do Congresso

Com alíquota de 28%, Brasil pode ter o maior IVA do mundo; veja ranking

Mais na Exame