Economia

IGP-DI desacelera alta a 0,40% em agosto

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais


	Mulher caminha em supermercado no Rio de Janeiro: principal contribuição para este resultado, segundo a FGV, foi dada pelo grupo Alimentação
 (Andre Vieira/Bloomberg News)

Mulher caminha em supermercado no Rio de Janeiro: principal contribuição para este resultado, segundo a FGV, foi dada pelo grupo Alimentação (Andre Vieira/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 09h04.

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve alta de 0,40 por cento em agosto, após subur 0,58 por cento em julho, com alívio da pressão dos preços tanto no varejo quanto no atacado.

Ainda assim, o resultado divulgado nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,30 por cento em agosto. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) registrou inflação de 0,44 por cento, após alta de 0,61 por cento em julho. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.

No IPA, os preços dos Bens Finais apresentaram queda de 0,49 por cento no mês passado, após subirem 0,26 por cento em julho.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI) apresentou avanço de 0,22 por cento em agosto, contra alta de 0,53 por cento no mês anterior. O índice mede a evolução dos preços às famílias com renda entre um e 33 salários mínimos mensais e corresponde a 30 por cento do IGP-DI.

A principal contribuição para este resultado, segundo a FGV, foi dada pelo grupo Alimentação, com queda de 0,11 por cento após alta de 0,79 por cento no mês anterior.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) avançou 0,59 por cento, contra alta de 0,55 por cento em julho. O índice representa 10 por cento do IGP-DI.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatísticasFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-DIIndicadores econômicosInflaçãoPreços

Mais de Economia

Receita do governo federal acumula alta de 7,7% e ajuda a reduzir déficit

Governo estima perda de até R$ 106 bilhões com renegociação de dívidas dos estados

Recuperação econômica impulsiona índice de confiança em Xangai no último trimestre

Pequim define meta ambiciosa de crescimento econômico com prioridade na qualidade de vida