Economia

IGP-10 acelera alta a 0,98% no mês com alta generalizada

IGP-10 subiu 0,98 por cento em dezembro, após avanço de 0,82 por cento no mês anterior, com aceleração generalizada nos preços


	Preços: para o Banco Central, que imprime um ciclo de aperto monetário, a inflação no Brasil subirá no curto prazo e seguirá elevada no próximo ano
 (Getty Images)

Preços: para o Banco Central, que imprime um ciclo de aperto monetário, a inflação no Brasil subirá no curto prazo e seguirá elevada no próximo ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 08h05.

São Paulo - O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) subiu 0,98 por cento em dezembro, após avanço de 0,82 por cento no mês anterior, com aceleração generalizada nos preços.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, subiu 1,17 por cento neste mês, após alta de 1,06 por cento em novembro.

Já o Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), que responde por 30 por cento do índice geral, avançou 0,72 por cento, contra alta de 0,43 por cento no mês anterior.

O destaque, segundo a FGV, foi o grupo Transportes, que acelerou a alta para 0,85 por cento após uma elevação de 0,12 por cento em novembro. A alta da gasolina foi de 2,20 por cento, ante 0,11 por cento no período anterior. A Petrobras anunciou um reajuste médio de 3 por cento nos preços do combustível nas refinarias no início de novembro.

O Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10), por sua vez, subiu 0,42 por cento, após 0,16 por cento em novembro.

Para o Banco Central, que imprime um ciclo de aperto monetário, a inflação no Brasil subirá no curto prazo e seguirá elevada no próximo ano, sob pressão do câmbio e dos preços administrados, mas ainda em 2015 iniciará um "longo período de declínio".

O IGP-10 calcula os preços entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralInflaçãoMercado financeiroPreços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor