Economia

ICMS é o tributo que mais onera pequenas e médias empresas

O grande vilão do sistema tributário para o empresariado brasileiro chama-se Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo pesquisa realizada pela consultoria jurídica Oliveira Neves & Associados, 29% dos entrevistados  1500 empresas, a maioria de pequeno e médio porte indicaram o ICMS como o imposto mais oneroso para suas operações. O Imposto de Renda […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h30.

O grande vilão do sistema tributário para o empresariado brasileiro chama-se Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo pesquisa realizada pela consultoria jurídica Oliveira Neves & Associados, 29% dos entrevistados  1500 empresas, a maioria de pequeno e médio porte indicaram o ICMS como o imposto mais oneroso para suas operações. O Imposto de Renda ficou em segundo lugar, com 18%.

Quase metade dos empresários entrevistados afirmou que as despesas com impostos aumentaram em até 20% em 2003.

Depois do ICMS e do IR, ficaram empatados em terceiro lugar, com 14% das respostas, a contribuição previdenciária e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O peso dos impostos sobre os custos operacionais das empresas, segundo 35% dos entrevistados, variou entre 21% e 30%. Para 28%, o impacto esteve na faixa de 11% a 20%. Para 8%, entre 6% e 10%. E outros 17% responderam que o impacto foi de 1% a 5%.

A maior parte (51%) das empresas que participaram da pesquisa é do setor industrial. Serviços tiveram 31% de participação, seguido do varejo (14%), agronegócios (3%) e mineração (1%).

Quanto ao faturamento, 64% das empresas entrevistadas estão na faixa entre 10 milhões e 30 milhões de reais por ano.

Sobre o quadro de pessoal, 49% das empresas têm menos de 100 funcionários; 17%, entre 100 e 200 funcionários; e 20%, entre 201 e 500 funcionários.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Déficit fiscal chega a R$ 9,3 bilhões em julho, informa o Tesouro Nacional

Mais na Exame