Economia

IBC-Br: prévia do PIB cai 0,06% em setembro; queda é de 0,64% no 3º trimestre

O IBC-Br veio levemente abaixo da expectativa do mercado financeiro, que esperava crescimento de 0,20%

IBc-Br: índice caiu em setembro (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

IBc-Br: índice caiu em setembro (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 09h12.

Última atualização em 17 de novembro de 2023 às 09h27.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do PIB do Brasil, registrou queda de 0,06% em setembro na comparação com agosto. Na comparação com setembro de 2022, o IBC-Br mostra uma alta na atividade de 0,32%. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 17, pelo BC. IBC-Br veio levemente abaixo da expectativa do mercado financeiro, que esperava crescimento de 0,20%.

No mês anterior, o resultado apontou recuo de 0,77% (dado atualizado nesta sexta) da atividade econômica. Esse é o segundo mês consecutivo de queda do indicador. No terceiro trimestre, a queda é de 0,64% em relação ao segundo trimestre. 

Nos últimos 12 meses, o BC aponta que o índice subiu 2,50%, a minima desde setembro de 2022. No ano, a prévia do PIB avançou 2,77%. De agosto para setembro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 146,51 para 146,42 na série dessazonalizada. O resultado é o piro desde janeiro, quando pontuou 143,84.

Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura, aponta que o resultado veio em linha com o desempenho negativo do setor de serviços e com o PMI composto abaixo de 50, e reforça a visão de que o Produto Interno Bruto (PIB) ficou estagnado no trimestre anterior, o que pode mexer nas previsões de crescimento da economia para este ano.

"Temos uma projeção de queda de 0,2% no PIB do terceiro trimestre, e vejo algum viés baixista para a projeção. Acredito que agora chega a parte difícil do ciclo, tenho a percepção de que o quatro trimestre deste ano vai ser pior do que o terceiro, adicionando um risco à nossa projeção para o crescimento de 2023. Por enquanto, seguimos com 3%, mas um 2,8% parece provável também", diz.

O que é o IBC-Br?

Conhecido como uma espécie de "prévia do BC" para o PIB, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Acompanhe tudo sobre:IBC-BrPIB

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor