Economia

IBC-Br aponta queda de 0,53% na atividade econômica

Criado em março de 2010, o IBC-Br incorpora variáveis essenciais para o desempenho de três setores básicos da economia: agropecuária, indústria e serviços

O índice calculado pelo BC antecipa um indicador similar ao do PIB – soma das riquezas produzidas no país – medido pelo IBGE (Divulgação/Banco Central)

O índice calculado pelo BC antecipa um indicador similar ao do PIB – soma das riquezas produzidas no país – medido pelo IBGE (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 15h00.

Brasília – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda de 0,53% no mês de agosto, comparado a julho, de acordo com boletim divulgado hoje (13) pelo BC. O indicador dessazonalizado caiu de 143,07 pontos em julho para 142,30 em agosto.

A redução de 0,53% reverteu o quadro de julho, quando foi registrado aumento de 0,34% em relação a junho. Mas, no acumulado de janeiro a agosto, o IBC-Br aponta elevação de 3,43% em relação a igual período do ano anterior, e nos últimos 12 meses, encerrados em agosto, o índice foi de 4,07%.

Criado em março de 2010, o IBC-Br incorpora variáveis essenciais para o desempenho de três setores básicos da economia: agropecuária, indústria e serviços. Em razão dessa abrangência, que sintetiza informações de conhecimento público, o cálculo mensal do BC antecipa um indicador similar ao do Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas produzidas no país – medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroIBGEEstatísticasIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoCrises em empresasBanco CentralPIB

Mais de Economia

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo

Banco Central muda comunicado e sinaliza para corte da Selic em março