Economia

Guedes sobre crítica da The Economist: 'Estão errando todas'

Ministro afirmou que a revista deveria "olhar para o próprio umbigo", para os problemas internos da Inglaterra

Paulo Guedes: "Eles estão errando todas sobre o Brasil" (Adriano Machado/Reuters)

Paulo Guedes: "Eles estão errando todas sobre o Brasil" (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de novembro de 2021 às 19h31.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira, dia 15, que a revista The Economist "está errando todas" sobre o governo brasileiro. Em reportagem sobre o País, a revista inglesa disse que o presidente Jair Bolsonaro é "nocivo à economia do Brasil".

"Eles estão errando todas sobre o Brasil", afirmou o ministro, durante passagem pela Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Para o ministro, a publicação já espalhou previsões que se mostraram exageradas do Fundo Monetário Internacional, sobre o impacto do novo coronavírus na economia brasileira. "Falaram que o Brasil ia cair 10% (na pandemia), cai 4%, que a Inglaterra ia cair 4%, caiu 10%. A Economist está liderando as previsões para o buraco".

O ministro afirmou que a revista deveria "olhar para o próprio umbigo", para os problemas internos da Inglaterra, como desabastecimento de carne e filas em postos de combustíveis.

"A Economist deveria olhar um pouquinho para o próprio umbigo, lá para dentro da Inglaterra que está em maus lençóis", disse Guedes. "E cá para nós, estamos indo muito melhor que eles (ingleses)."

Para a publicação, uma das mais prestigiadas sobre economia no mundo, Guedes e Bolsonaro "conduzem o País não apenas a um retorno à incontinência fiscal, como também a outras mazelas econômicas que têm castigado o Brasil: aumento da inflação, altas taxas de juros e baixo crescimento".

A reportagem considera que Guedes apoia uma "dissimulada tentativa de contornar o limite constitucional para gastos públicos".

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraPaulo GuedesThe Economist

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor