Economia

"A Grécia não vai dar calote", diz União Européia

Já o primeiro-ministro grego negou que tenha pedido empréstimo a países do bloco

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2010 às 09h38.

São Paulo - Em entrevista à rede de televisão Bloomberg nesta sexta-feira (29/1), o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Européia (UE), Joaquin Almunia, afirmou que não haverá para a Grécia a alternativa da moratória. "A Grécia não vai dar calote. Na zona do euro, calote não existe", disse o político no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Primeiro-ministro da Grécia George Papandreou culpou, na quinta-feira, membros do mercado financeiro de estarem piorando a situação do país com a divulgação de rumores e negou que pedirá empréstimo de parceiros da UE.

O jornal alemão "Handelsblatt", na edição de sexta, cita um documento do bloco que mostraria declarações de ministros de Finanças europeus demonstrando grande preocupação quanto aos problemas da Grécia e de outras nações, o que poderia afetar toda a zona do euro.

Líderes da UE esperam enviar no mês que vem uma proposta aos gregos de corte de despesas que deve aumentar a receita em aproximadamente 10 bilhões de euros (26 milhões de reais). Esse plano faria parte do projeto de manter o déficit dentro dos limites europeus até 2012.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDívida pública

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor