Economia

Grécia enfrenta protestos após suicídio de aposentado

Novas manifestações começaram após o suicídio de um idoso que deixou um bilhete criticando os políticos pela grave crise financeira do país

Mais protestos que deverão contar com a participação de ativistas de mídia social e estudantes, estão marcadas para hoje (Milos Bicanski/Getty Images)

Mais protestos que deverão contar com a participação de ativistas de mídia social e estudantes, estão marcadas para hoje (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 13h05.

Atenas - Ativistas contrários às medidas de austeridade do governo da Grécia planejam nesta quinta-feira novos protestos na principal praça da capital, Atenas, após o suicídio de um idoso que deixou um bilhete criticando os políticos pela grave crise financeira do país.

Mais de 1,5 mil pessoas se reuniram e entraram em confronto com a polícia ontem na Praça Syntagma, horas depois de um farmacêutico aposentado de 77 anos se matar no local com um tiro na cabeça.

Novas manifestações, que deverão contar com a participação de ativistas de mídia social e estudantes, estão marcadas para hoje.

No bilhete que deixou, o idoso disse que não tinha mais como sobreviver com sua aposentadoria e que esperava que os gregos "pegassem em armas e enforcassem os traidores" na praça. O suicídio aconteceu a poucas centenas de metros da entrada do prédio do Parlamento grego.

A Grécia está em seu quinto ano de uma grave recessão econômica, que se agravou com uma série de medidas de austeridade que o país adotou para atender as exigências de seus credores internacionais da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilEuropaPiigsProtestosCrise econômicaGréciaCrise grega

Mais de Economia

'O que está acontecendo não deveria ser surpresa', diz Marcos Lisboa sobre varejo

Mineração pode destravar R$ 1,3 tri em arrecadação no Brasil, aponta Vale

Do petróleo aos royalties: o impacto bilionário da Margem Equatorial na economia

IBC-Br: prévia do PIB recua 0,6% em junho e fica abaixo do consenso