Exame Logo

Grécia deve ficar na zona do euro, diz Angela Merkel

Merkel também considera os "custos políticos" de uma saída da zona do euro por Atenas inaceitável

Merkel teme que o governo alemão possa ter de ajudar a estabilizar outros países como Itália e Espanha (Tobias Schwarz/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2012 às 15h38.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está convencida de que a Grécia não deve deixar a zona do euro, temendo graves efeitos colaterais, se o endividado país abandonar a moeda, adiantou a revista semanal alemã Der Spiegel, sem identificar as fontes. "Temos que encontrar uma solução", disse Merkel a um número pequeno de pessoas em uma reunião na semana passada, de acordo com a publicação.

A revista informou que a chanceler alemã e seus conselheiros temem que uma saída da Grécia da zona do euro pode ter um "efeito dominó" similar ao observado com a falência do Lehman Brothers, em 2008. Somente a Alemanha teria que amortizar cerca de 62 bilhões de euros (US$ 78 bilhões), se os gregos deixarem a moeda, de acordo com o publicação.

Veja também

Além disso, Merkel também considera os "custos políticos" de uma saída da zona do euro por Atenas inaceitável, temendo que o governo alemão possa ter de ajudar a estabilizar outros países como Itália e Espanha por meio de uma "união de dívida", informou a Der Spiegel. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCâmbioCrise gregaCrises em empresasEuroEuropaGréciaMoedasPaíses ricosPiigs

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame