Economia

Grandes indústrias dos EUA divulgam lucros sólidos

BOSTON/CHICAGO (Reuters) - Várias grandes indústrias dos Estados Unidos divulgaram lucro acima do previsto nesta quarta-feira, com os fortes programas de cortes de custos implementados no ano passado começando a fazer efeito e a demanda por alguns equipamentos pesados dando sinais de recuperação.   Mas as perspectivas para 2010 fornecidas por algumas empresas, incluindo Caterpillar […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2010 às 16h41.

BOSTON/CHICAGO (Reuters) - Várias grandes indústrias dos Estados Unidos divulgaram lucro acima do previsto nesta quarta-feira, com os fortes programas de cortes de custos implementados no ano passado começando a fazer efeito e a demanda por alguns equipamentos pesados dando sinais de recuperação.

Mas as perspectivas para 2010 fornecidas por algumas empresas, incluindo Caterpillar e Illinois Tool Works (ITW), ficaram abaixo das estimativas que muitos investidores já haviam depositado nas ações das companhias, motivando uma queda dos papéis em bolsa.

A projeção cautelosa feita pela Caterpillar, que não era esperada, ajudou inclusive a derrubar o mercado acionário norte-americano de maneira geral. As ações da companhia integram a carteira do índice Dow Jones

A Caterpillar informou que agora espera lucro por ação de 2,50 dólares e vendas de 35,6 bilhões a 40,5 bilhões de dólares em 2010. Segundo a companhia, a recente melhora da economia global favorece alguns de seus produtos mais do que outros.

A previsão de lucro para este ano está abaixo dos 2,71 dólares estimados por analistas, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S --e bem abaixo dos 3 dólares que estavam circulando entre alguns investidores antes da divulgação da meta da Caterpillar, disse o analista Eli Lustgarten, da Longbow Securities.

A Caterpillar acredita que a economia global crescerá mais de três por cento neste ano, liderada por países emergentes como a China, onde a expansão deve superar os 10 por cento. Mas a empresa fez um alerta sobre os EUA, que deverá crescer 3,5 por cento, bem abaixo do percentual visto em processos de recuperação do passado.

A ITW, que fabrica ferramentas, embalagens e equipamentos para serviços alimentares, também desapontou o mercado com suas previsões para 2010, levando a uma queda de suas ações de até 6 por cento.

Já as notícias da empresa de automação Rockwell vieram mais em linha com o que estimava o mercado, à medida que a companhia reportou que as vendas de seus sistemas de controle de computação --negócio de alta lucratividade-- se comportaram melhor que o esperado. As ações da empresa chegaram a subir mais de 10 por cento, para o maior patamar desde junho de 2008.

A Rockwell elevou sua previsão de lucro no ano para entre 2 dólares e 2,40 dólares por ação, contra estimativa anterior de 1,25 dólar a 1,75 dólar por ação. A empresa citou a promessa de bons negócios na Ásia.

"Parte dos benefícios com os cortes de custos estão definitivamente aparecendo nos números", disse o analista Richard Eastman, da Robert W. Baird & Co. "Mas também é preciso dar algum crédito às vendas, que estão vindo um pouco acima das previsões", acrescentou.

A United Technologies e a Tyco Electronics também apresentaram lucro acima do consenso do mercado. E os resultados sólidos para o mais recente trimestre continuam a ser uma tendência. Na semana passada, General Electric, Parker-Hannifin e Eaton divulgaram lucros acima do previsto.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Focus: Em semana de Copom, mercado sobe projeções do IPCA para 2024 e 2025

Plano Real, 30 anos: Como foram os primeiros anos da moeda? Veja 4º episódio da série da EXAME

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Mais na Exame