Economia

Governo Trump planeja tarifa de 20% sobre importação de madeira

O secretário de Comércio americano disse que a tarifa será aplicada retroativamente e imposta sobre exportações canadenses para os EUA

Wilbur Ross: a determinação de que o Canadá subsidia de maneira inadequada sua produção de madeira é preliminar (Yuri Gripas/Reuters)

Wilbur Ross: a determinação de que o Canadá subsidia de maneira inadequada sua produção de madeira é preliminar (Yuri Gripas/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de abril de 2017 às 22h21.

Washington - O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está adotando medidas retaliatórias contra o Canadá em uma disputa comercial, caminhando para impor uma tarifa de 20% sobre a madeira leve importada desse país, usada em geral para construir casas.

Em entrevista nesta segunda-feira, o secretário de Comércio americano, Wilbur Ross disse que a tarifa será aplicada retroativamente e imposta sobre exportações canadenses para os EUA de cerca de US$ 5 bilhões ao ano.

Ele disse que a disputa se concentra sobre províncias canadenses que estariam permitindo que os madeireiros cortem árvores a taxas mais lentas e as vendam a preços baixos.

A determinação de que o Canadá subsidia de maneira inadequada sua produção de madeira é preliminar e o Departamento do Comércio precisará tomar uma decisão final sobre o assunto.

Além disso, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA terá de concluir se a indústria americana sofre algum tipo de revés por causa disso.

Mesmo uma decisão preliminar, porém, teria consequências, ao desencorajar importadores a comprar madeira do Canadá.

"Nós tentamos negociar um acordo, mas não conseguimos", disse Ross. Segundo ele, governos anteriores tampouco conseguiram resolver a disputa. O secretário afirmou que o governo Trump já notificou o Canadá sobre sua decisão.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Importações

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor