Economia

Governo enviará ao TCU estudos para leilão de ferrovias

Taxa de retorno ao investidor sugerida pelo governo é de 8,5%, disse fonte


	Ferrovia: estudos referem-se aos futuros trechos de ferrovias que ligarão as cidades de Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO) e o de Estrela D'Oeste (SP) a Maracaju (MS)
 (Marcos Issa/Bloomberg News)

Ferrovia: estudos referem-se aos futuros trechos de ferrovias que ligarão as cidades de Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO) e o de Estrela D'Oeste (SP) a Maracaju (MS) (Marcos Issa/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 13h15.

Brasília - O governo federal deve enviar na próxima semana ao Tribunal de Contas da União (TCU) os estudos para licitação de dois trechos de ferrovias, disse nesta quarta-feira à Reuters uma fonte do governo a par do assunto.

Para ambos os trechos, a taxa de retorno ao investidor sugerida pelo governo é de 8,5 por cento, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Os estudos referem-se aos futuros trechos de ferrovias que ligarão as cidades de Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO) e o de Estrela D'Oeste (SP) a Maracaju (MS).

A taxa de 8,5 por cento é o teto estabelecido pelo governo para as concessões de ferrovias e o mesmo percentual adotado para o projeto de linha entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA).

A largada para as concessões de ferrovias ainda depende de o governo resolver pendência com o TCU, que pediu maior amparo legal para o papel da estatal Valec nas próximas concessões.

No modelo proposto pelo governo, a Valec vai comprar 100 por cento da capacidade de carga das ferrovias a serem construídas pelos concessionários e revender essa capacidade a empresas interessas em operar os trens.

Segundo a fonte, os decretos que definirão melhor esse papel devem sair nos próximos dias, juntamente com o encaminhamento do estudo ao tribunal.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransportesFerroviasLeilõesTCU

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro