EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não aumentar de 20% para 20,6% o percentual da contribuição previdenciária dos empresários como forma de garantir o pagamento da dívida de 12,3 bilhões de reais do governo com os aposentados, determinado pela Justiça.
O anúncio foi feito no início desta noite (20/7), no Palácio do Planalto. Participaram do comunicado os ministros Antonio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil) e Amir Lando (Previdência Social). Segundo Palocci, o presidente pediu à equipe que não onere a carga de impostos dos empresários e que busque medidas compensatórias.
Entre estas novas medidas, está a sanção, ainda nesta semana, da medida provisória que cria um redutor de 100 reais para o cálculo da quantia declarada para o pagamento do Imposto de Renda de pessoas físicas. Segundo o ministro da Previdência, Amir Lando, a decisão de Lula não foi um recuo diante dos protestos do empresariado. Lando afirmou que o aumento da alíquota da previdência ainda não era uma decisão, mas apenas uma proposta em estudo pelo presidente.
Com informações da Agência Brasil.