Economia

Geithner defende apoio rápido de UE e FMI para Grécia

Secretário do Tesouro dos EUA apóia reforma orçamentária para o país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Washington - A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) devem rapidamente dar apoio financeiro à Grécia, defendeu hoje o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner. Além disso, Geithner disse apoiar uma série de reformas orçamentárias no país europeu.

O secretário dos EUA se encontrou hoje com o ministro das Finanças grego, George Papaconstantinou, e com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Eles discutiram os problemas de dívida da Grécia. As conversas ocorreram às margens de um encontro do FMI.

Ontem, a Grécia pediu formalmente ajuda aos países da zona do euro e ao FMI. Os membros da zona do euro se comprometeram a emprestar à Grécia até 30 bilhões de euros, no primeiro ano do pacote de auxílio a esse país. O FMI deve emprestar cerca de 15 bilhões de euros.

Papaconstantinou chegou a Washington nas primeiras horas deste sábado. Mais tarde, encontrou-se com Strauss-Kahn, com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e com o Comissário Europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn. As conversas enfocaram o pedido de ajuda grego, segundo um comunicado da embaixada da Grécia em Washington. As informações são da Dow Jones.
 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasFMIreformas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor